Tudo sobre a função FREQÜÊNCIA

Publicado em 06/01/2017 | () comentários

A função FREQÜÊNCIA do Excel conta com que frequência o primeiro valor de uma matriz de células se repete em outra matriz de valores. Esta função realiza a contagem apenas de números, não considerando valores de texto ou células vazias.

Declaração da função

A função FREQÜÊNCIA é declarada da seguinte forma:

=FREQÜÊNCIA(matriz_dados;matriz_bin)
matriz_dadosMatriz que contém os valores
matriz_binMatriz que contém os valores que serão contados na matriz de dados

Exemplo prático

Em nosso exemplo iremos utilizar a função FREQÜÊNCIA na célula D2 para contar quantos valores de número exclusivos existem em nossa matriz, porém considere que a função contabiliza somente o primeiro registro da matriz, no nosso caso o valor que está na célula A2. A contagem do número 1 na matriz é igual a 4

Utilizar a função FREQÜÊNCIA sozinha não tem muitas aplicações, porém quando ela é utilizada em uma fórmula composta com outras funções, sua aplicação é muito útil, como por exemplo na contagem de valores exclusivos em uma matriz ou intervalo no Excel. 

Conceitos de Modelagem de Dados

Publicado em 28/12/2016 | () comentários

Dentre as diversas atividades de um ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação, existe a etapa onde é feito o Projeto de Modelagem de Dados. Esta parte do ciclo envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, o que é de grande importância para o bom resultado final da solução.  Quando vamos desenvolver aplicações que irão armazenar dados  é importante conhecer os conceitos básicos sobre modelagem de dados. Independente da complexidade do sistema de informação, uma modelagem de dados coesa irá com certeza tornar seu sistema mais fácil de manter.

Iremos fornecer os conceitos básicos sobre modelagem de dados, porém este assunto é muito amplo e com certeza você o encontrará em centenas de livros, por isto estarei sendo o mais conciso e objetivo para que a aplicabilidade seja imediata.

A modelagem de dados é uma forma de representar o ambiente e o processo que está sendo alvo da sistematização, documentando e normalizando os mesmos.
O processo de construção do Projeto de Modelagem de Dados pode ser dividido isso em 3 etapas: Criando o Modelo Conceitual, criando o Modelo Lógico e por último o Modelo Físico.

1. Modelo Conceitual

É o momento de estudo do(s) processo(s) de negócio(s), o mesmo deve ser feito com o usuário final visto que o objetivo nesta etapa é discutir os aspectos do negócio, é nesta etapa também que o analista deve capturar a documentação envolvida nos processos de trabalho ex: formulários, planilhas, etc, deve estudar a legislação (quando pertinente). O DER (Diagrama de Entidade e Relacionamento) deve ser construído e validado com o cliente, pois nesta etapa o diagrama é de fácil entendimento.

2. Modelo Lógico

Neste momento o analista ter definido a tecnologia que será utilizada, ou seja, se irá usar banco de dados relacional, hierárquico, orientado a objeto, nosql, etc). No nosso caso iremos supor que foi escolhido um sistema gerenciador de banco de dados relacional.  É nesta fase que irá desenhar a representação do negócio em formato de entidades e seus atributos, criar as entidades associativas, normalizar até a 3ª forma normal (3FN), fazer a adequação de padrões de nomenclatura e tipos de dados de acordo com a tecnologia escolhida.

3. Modelo Físico

Aqui os limites estabelecidos pela tecnologia são colocados em pratica, no nosso caso iremos supor que foi escolhido um sistema gerenciador de banco de dados relacional. É neste momento que são criadas as tabelas, suas colunas, pode haver a criação de procedimentos e funções.

Definições

Normalização

Atividade que consistem em eliminar as anomalias ou dados redundantes e desnecessários de serem armazenados. É composta de cinco formas normais, sendo que as três primeiras apresentadas aqui são aplicáveis na maioria dos casos e as considero as mais importantes.

Entidade

Uma entidade pode ser definida como qualquer coisa do mundo real , abstrata ou concreta , na qual se deseja guardar informações. (Tabela , File, etc..). Exemplos de entidades : Pessoa, Atividade, Planejamento de Atividades , Contrato, Relação Contratual, etc.

Atributo

Um atributo  é tudo o que se pode relacionar como propriedade da entidade. (coluna , campo , etc,..). Exemplos de atributos : Código do Contratado (Entidade Relação Contratual) , Nome da Atividade (Entidade Atividade).

Dicionário de dados

O dicionário de dados é o documento descritivo de todos os objetos do seu projeto de Modelagem de Dados, o mesmo é responsável pela unificação de conceitos e é a partir dele qualquer pessoa deve conseguir compreender os relacionamentos entre os objetos, seus tipos de dados, suas restrições, etc. 

PRIMEIRA FORMA NORMAL (1FN)

Uma relação está na 1FN se somente todos os domínios básicos contiverem somente valores atômicos. 

SEGUNDA FORMA NORMAL (2FN)

Uma relação R está na 2FN se e somente se ela estiver na primeira forma normal e se todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária.  

TERCEIRA FORMA NORMAL (3FN)

Uma relação R está na 3FN se somente estiver na 2FN e todos os atributos não chave forem dependentes não transitivos da chave primária.

Conclusão

O assunto é extenso e para alguns pode parecer de difícil compreensão, mas o importante é estudar muito e quando possível praticar, isso com certeza tornará o entendimento mais fácil.
Veja em breve, nosso post "Um projeto de modelagem de dados" nele aplicamos os conceitos mencionados aqui.

Como sincronizar músicas do computador com o Celular utilizando Onedrive

Publicado em 26/12/2016 | () comentários

No mercado existem diversos aplicativos de compra de músicas como o Spotify, Deezer, Play Music, entre outros. Dentre os mais populares do mercado está o Groove da Microsoft. O Groove é um aplicativo da Microsoft (nativo no Windows 10) criado para computador, dispositivos móveis (celular, tablet) e também para utilização no navegador.

Vantagens

O Groove é mais do que um Player de música, com o Groove você pode:

  1. Reproduzir músicas de Onedrive em seu celular ou tablet
  2. Sincronizar offline as músicas de seu Onedrive em seu celular ou tablet
  3. Assinar para ouvir músicas no Groove Music Pass, por R$14,90 / mês
  4. Reproduzir músicas e vídeos do seu computador

Como armazenar e sincronizar minhas músicas do computador no Onedrive sem duplicar

Ao criar uma conta no Onedrive, você recebe gratuitamente 15 GB de espaço em nuvem. É bastante e cabe muita música, porém caso você tenha mais do que 15 GB de músicas, precisará de mais espaço no Onedrive para realizar este procedimento.

  1. Crie uma conta no Onedrive
  2. Baixe o Onedrive em seu computador e faça login nele com sua conta criada
  3. Após instalar o Onedrive, uma pasta será criada em seu computador (no Windows fica em c:/users/user/Onedrive)
  4. Navegue até sua pasta de Músicas do Windows (não entre nela)
  5. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e clique em PROPRIEDADES e selecione a aba LOCAL
  6. Clique na opção MOVER e navegue até seu Onedrive
  7. Caso não exista uma pasta chamada MÚSICAS no seu Onedrive, crie uma nova
  8. Acesse a pasta criada e clique em SELECIONAR PASTA
  9. Agora o caminho da sua pasta será alterado
  10. Clique em OK
  11. Clique em SIM na mensagem que será apresentada

  12. Clique em SIM na próxima mensagem

  13. Pronto, sua pasta de Músicas do Windows está sincronizada com o Onedrive. Agora, sempre que salvar uma música em seu computador, a mesma será sincronizada automaticamente com o Onedrive.

Como sincronizar as músicas do Onedrive com o celular

  1. Baixe o Groove em seu celular através da Google Play ou iTunes
  2. Acesse o aplicativo e efetue o login com sua conta da Microsoft (mesma do Onedrive)
  3. Ao acessar, todas as músicas que foram sincronizadas do seu computador com o Onedrive aparecerão no Groove
  4. Acesse o álbum do artista desejado
  5. Mantenha pressionada a música que deseja deixar disponível offline e escolha a opção DISPONIBILIZAR CONTEÚDO OFFLINE

  6. Após criar sua seleção de músicas offline, aguarde o Groove baixar todas as músicas no celular
  7. Para ouvir somente as músicas offline, nos filtros escolha a opção DISPONÍVEL OFFLINE
  8. O player possui um design moderno, opções de compra de músicas, streaming e muito mais

Categoria: onedrive groove

Reutilizando formatações com Estilos de Célula do Excel

Publicado em 19/12/2016 | () comentários

Você já se deparou com muita dificuldade após criar uma planilha de Excel que deveria ser utilizada apenas para uma finalidade específica, mas acabou crescendo e se tornando praticamente um sistema "monstrinho" que toda a empresa utiliza? Quando isso acontece, o que mais desagrada é a necessidade de recriar várias vezes a mesma coisa, a mesma fórmula, o mesmo layout e as mesmas informações. 

Pensando em produtividade utilize sempre os recursos do Excel que reaproveitam qualquer coisa que já foi criada na planilha, como por exemplo os estilos de célula. 

Como funciona?

O Estilo de Célula é um recurso do Excel que armazena em um Estilo toda a formatação aplicada na célula. O estilo pode ser reaplicado em outras células e outras planilhas. Ao alterar os padrões do estilo salvo, todas as células em que o estilo foi aplicado também são alteradas.

Criando um novo estilo a partir de uma célula formatada

A maneira mais fácil de se criar um estilo novo é utilizando uma célula já formatada. Ao se criar um novo estilo assim, o Excel irá sempre pegar a formatação de apenas uma célula, portanto não adianta selecionar todo o intervalo.

Em nosso exemplo iremos criar um estilo a partir do cabeçalho da planilha e ta tabelinha abaixo:


Para este feito iremos criar três estilos: Cabeçalho da planilha, Cabeçalho da tabela e Corpo da tabela

  1. Selecione a célula A2 e na faixa de opções, na guia PÁGINA INICIAL clique em
  2. Clique em 
  3. Mantenha todas as opções selecionadas na janela que se abrirá
  4. Defina um nome para seu estilo e clique em OK
  5.  
  6. Faça o mesmo procedimento criando um estilo para o cabeçalho da tabela (A4) e para o corpo da tabela (A5), salvando cada estilo com um nome diferente

Reutilizando estilos criados

Agora que seus estilos estão prontos e criados, está na hora de reutilizá-los, desta forma você não precisa mais formatar as células, basta selecionar e aplicar o estilo desejado.

  1. No exemplo abaixo estamos aplicando o estilo "Cabeçalho da planilha" na célula A10
  2. Da mesma forma aplicamos o estilo "Cabeçalho da tabela" no intervalo A12:C12
  3. Em seguida aplicamos o estilo "Corpo da tabela" na matriz A13:C17, bastando selecionar a matriz e aplicar o estilo
  4. Após aplicar os estilos, o resultado obtido foi este:

Alterando um estilo aplicado

Além de não ter que "reformatar" as células, caso você tenha interesse em alterar, por exemplo, o estilo do cabeçalho de todas as tabelas de sua planilha, basta seguir os seguintes procedimentos:

  1. Procure seu estilo criado e salvo na funcionalidade 
  2. Ao encontrar, clique sobre o estilo com o botão direito do mouse e escolha a opção MODIFICAR
  3. Na janela que se abrirá, escolha a opção FORMATAR
  4. Uma nova janela será mostrada, nela você poderá escolher todas as formatações desejadas para o estilo criado. Em nosso exemplo iremos alterar a cor do cabeçalho da tabela para Azul
  5. Após alterar a cor, clique em OK
  6. Clique novamente em OK
  7. Pronto. Todas as células que utilizam o estilo de célula modificado serão alteradas também, recebendo o novo padrão escolhido

Categoria: excel

Tudo sobre a função PROCV do Excel

Publicado em 11/12/2016 | () comentários

Sabe quando você quer encontrar o telefone de alguém em uma lista telefônica? Você procura pelo nome para em seguida encontrar o telefone ou endereço. A função PROCV do Excel faz exatamente isso!

A PROCV realiza a busca de um determinado valor em uma matriz de células, caso o valor procurado seja encontrado, uma das colunas da matriz é retornada. O valor procurado poder ser exato ou semelhante.

Declaração da função PROCV

A função PROCV é declarada com os seguintes argumentos:

=PROCV(valor_procurado ; matriz_tabela ; número_índice_coluna ; [procurar_intervalo] )

valor_procurado
O que eu desejo procurar?
matriz_tabela
Onde eu desejo procurar?
número_índice_coluna
Quando eu encontrar o que procuro, qual coluna da matriz eu quero mostrar?
[procurar_intervalo]
Desejo procurar um valor idêntico ou semelhante? 

Exemplo prático

Neste exemplo iremos pesquisar na coluna ID o número 6, quando encontrarmos o número 6 iremos apresentar a coluna 3, ou seja, o nome:


Nossa fórmula ficará assim:

=PROCV(C3;A7:C14;3;FALSO)

Nesta fórmula procuramos na matriz A7:C14 o valor 6 que está na célula C3. Ao encontrar o valor, a fórmula irá apresentar o conteúdo da coluna 3 da matriz, ou seja, o nome "Marcos Esteves".

Apresentando a coluna 2 (nascimento) ao invés da 3

Para apresentar outra coluna, basta alterar o núm_índice_coluna, ou seja, altere para 2 para retornar a coluna nascimento.

Procurando valores semelhantes

O argumento [procurar_intervalo] determina se a pesquisa pelo valor procurado irá considerar somente se existir um valor exatamente igual ou um valor semelhante. 

Tudo sobre Planilhas e Pasta de Trabalho no Excel

Publicado em 10/12/2016 | () comentários

Uma planilha é representada por cada aba dentro da pasta de trabalho e é constituída de mais de 17 bilhões de células. É possível ter infinitas planilhas dentro de uma mesma pasta de trabalho, sendo o limite definido pela memória e processamento de seu computador


Uma pasta de trabalho no Excel é o documento em si, que comporta todas as planilhas e seus conteúdos.


Uma pasta de trabalho no Excel pode ser salva no formato .XLSX ou .XLS, sendo o .xlsx o formato atual e que ocupa menor espaço e o .xls o formato antigo (versões anteriores a 2010).

Categoria: excel office

Tudo sobre os Intervalos do Excel

Publicado em 10/12/2016 | () comentários

Um intervalo no Excel representa um conjunto de células na horizontal (linhas) ou na vertical (colunas). A maioria das funções do Excel trabalha com intervalos verticais. É importante não confundir um intervalo com uma matriz, pois uma matriz é um conjunto de células abrangendo linhas e colunas.


Categoria: excel office

Tudo sobre Matrizes no Excel

Publicado em 10/12/2016 | () comentários

Semelhante ao intervalo, porém as matrizes são constituídas de um conjunto de linhas e colunas. Uma matriz pode ser uma planilha inteira ou até mesmo 2 linhas e 2 colunas. Algumas fórmulas como o DESLOC ou PROCV trabalham com matrizes, possuindo em sua declaração referências a colunas e linhas.


Categoria: excel office

Tudo sobre as Células do Excel

Publicado em 10/12/2016 | () comentários

Uma célula é a menor parte de uma planilha. Uma célula suporta até 32.767 caracteres, porém ela exibirá somente 1024 caracteres. Cada célula no Excel se comporta como um microcomputador com capacidade de executar diversas funções e operações.


O Excel possui 1.048.576 (mais de 1 milhão) linhas e 16384 colunas (de A a XFD), totalizando 17.179.869.184 (mais de 17 bilhões) de células ao total.

Apesar da quantidade imensa de células, o funcionamento de uma pasta de trabalho em Excel se limita ao limite de processamento e da memória do computador em que está sendo executado, mas mesmo com os computadores convencionais é possível realizar grandes tarefas com o Excel.


Categoria: excel office

Tudo sobre Fórmulas e Funções no Excel

Publicado em 10/12/2016 | () comentários

Não confunda fórmula com funções. Uma fórmula é uma declaração utilizando ou não uma função. Na fórmula você consegue utilizar desde apenas operadores matemáticos até dezenas de funções


Uma função é uma “fórmula pronta” que pode ser reutilizada quantas vezes for necessário na mesma pasta de trabalho. O Excel dispõe de mais de 470 funções nativas. É possível criar sua própria função através de programação VBA