Como manter a motivação da sua equipe

Publicado em 29/10/2020 | () comentários


Para muitos a receita para manter uma equipe sempre motivada é um bom salário e boas remunerações, mas como lidamos com seres humanos, as questões estão muito além das recompensas financeiras. 

Ouça a equipe 

As empresas adoraram o termo “colaborador” ao invés de “profissional” para tornar o tratamento mais “humano”, mas enquanto o colaborador não for entendido como uma “pessoa”, um indivíduo com defeitos e qualidades, será difícil fazer com que a mudança do termo altere os relacionamentos. 

Pessoas que fazem parte de um grupo querem se sentir importantes e é para causar este efeito é importante ouvi-las. Todos têm algo a opinar, a contribuir.  

A equipe pode ser ouvida no coletivo (em reuniões e encontros) ou no individual (em um almoço ou café). Não é necessário ser um momento formal. A equipe pode ser ouvida em qualquer momento, em qualquer fala.  

Não resolva questões por celular, mensagens ou meios digitais. Se o assunto se tornar mais “denso”, chame a pessoa para uma conversa formal no privado em uma sala de reuniões. Nada substitui o “olhar nos olhos”. 

Seja amigo, mas profissional 

Para ouvir a equipe é preciso conhecê-la e isso só será possível tendo um relacionamento com ela. Um café da tarde, um almoço, um happy hour ou mesmo um evento corporativo possibilita um diálogo aberto sobre todos os assuntos, inclusive questões pessoais, desafios, sonhos, etc. Seja amigo da sua equipe, porém não torne esse relacionamento pessoal demais. É necessário saber dosar bem para que o respeito sempre seja mantido. Se perceber que sua equipe não te leva muito a sério, significa que está na hora de ter uma conversa com ela para definir os limites. 

As pessoas passam praticamente 1/3 da vida no ambiente de trabalho, logo relacionar-se bem com a equipe e sentir-se confortável em conversar com o gestor, afeta no clima organizacional, na vida pessoal e consequentemente na qualidade profissional. 

Dê feedback constante 

Assim como você deseja estar por dentro do que rola na cabeça da sua equipe para tomar decisões estratégicas, ela também deseja entender o que você pensa e se estão desempenhando um bom papel. Por isso é de extrema importância dar feedback constante.  

O feedback (significa: retroalimentação) é o caminho inverso, quando você devolve à equipe uma opinião e análise sobre o comportamento dela. O feedback não precisa ser feito formalmente, pode ser feito em momentos casuais, até mesmo em um café da tarde. Você pode dar um feedback geral para a equipe e um feedback individual para as pessoas.  

Nunca dê um feedback negativo de uma pessoa diante do grupo, mas capriche no feedback positivo, ele faz com que as pessoas sejam reconhecidas em público, se esforcem mais (pois gera competitividade) e melhorem a autoestima (pois se sentem importantes).  

Faça feedback 360 com a equipe. Você não precisa muito para coletar o feedback dela. Aqui temos um exemplo de Feedback 360 feito no Google Forms. Ele foi enviado para a equipe responder sem se identificar. https://forms.gle/pXcjpZFWMs4emzHV9 . Assim que a equipe responder, leia o resultado e elabore uma lista de tópicos de cada pessoa. Faça então uma reunião formal de feedback com cada um e coloque em tópicos todos os pontos positivos e os pontos a melhorar, com base no consenso seu e da equipe. 

No feedback 360 você também deve incluir seu nome para ser avaliado. Caso identifique algo importante, questione durante as reuniões para que possa melhorar também. É muito bom ouvir as pessoas e identificar pontos a melhorar.  

Bom senso é muito importante! 

Identifique e valorize o potencial técnico da equipe 

Cada pessoa possui uma maneira de lidar com os desafios do dia a dia. O ambiente profissional é diretamente influenciado pela vida pessoal, portanto não chegue a uma opinião definitiva sobre alguém sem antes tentar entender o contexto da vida dela. 

Uma pessoa pode se relacionar mal, mas é excelente técnica naquilo que faz. Outra pessoa pode ser ótima se relacionando com o cliente, mas entrega um trabalho mal feito. Algumas pessoas são tímidas, mas são detalhistas e excelentes em resolver problemas. Sua equipe pode ter pessoas com perfis diferentes, portanto, coloque elas em atividades que exploram o que elas têm de melhor.  

Software para Inscrição Programas Habitacionais Online

Publicado em 19/01/2020 | () comentários


Em meados de 2017 a Startinn, uma Startup andreense, criou uma ferramenta capaz de resolver um dos maiores problemas dos programas de moradia do Brasil, a transparência. A falta de transparência é fruto de um problema ainda maior, a falta de gestão e controle.

O problema começa quando as famílias se cadastram em programas de moradia na Prefeitura e não sabem qual a situação do cadastro ou se de fato serão beneficiadas algum dia. Após muitas ligações, requerimentos protocolados e tempo de espera, as respostas são sempre vazias e pouco claras: "Você não foi contemplado, mas estamos fazendo de tudo para te atender". Foi para resolver estes problemas que o SIHAB foi criado. Com módulos que possibilitam à administração pública obter controle completo - da ocupação de uma área até a regularização fundiária - o SIHAB centraliza um banco de dados completo e robusto de famílias e suas movimentações ao longo dos anos.

Para atender a principal demanda (talvez a mais crítica), a Startinn lançou uma campanha que visa oferecer a todas as Prefeituras do Brasil o módulo HABITAÇÃO do SIHAB, possibilitando que os gestores lancem no município a inscrição ONLINE nos programas habitacionais (como Minha Casa Minha Vida). Os recursos disponibilizados são: 

    Site público

    Site customizável para que a Prefeitura coloque todas as informações dos programas lançados. Ex: santoandre.sp.sihab.com.br. 

    Painel do Cidadão

    Portal de acesso do cidadão para realizar a inscrição nos programas habitacionais e acompanhar o andamento dos processos que viabilizam a contemplação nos programas. Através do Painel, o cidadão sabe em tempo real se sua inscrição teve alguma atualização, se há pendências e outras informações. O cidadão cadastrado pode ainda entrar em contato com a Prefeitura através de um Chat. 

    Gestão das inscrições

    Administração das inscrições realizadas através do Portal do Cidadão, possibilitando a consulta e auditoria das informações, reimpressão de protocolo ou auxílio ao inscrito.

    Classificação eletrônica

    Após definir os critérios de classificação (leis municipais e federais), toda base cadastral é classificada e ordenada.

    Seleção e contemplação

    Após classificar as famílias, é possível avançar as etapas de acordo com a ordem de classificação. A seleção altera o status da inscrição e há comunicação direta com o cidadão, avisando via sobre as alterações do seu cadastro. O cidadão pode ainda acompanhar a situação do seu cadastro através do Portal do Cidadão.

    Mais informações podem ser encontradas em www.sihab.com.br.

    Categoria: software

    Startinn participa de PitchGov em Santo André e apresenta a solução em Habitação

    Publicado em 19/12/2019 | () comentários

    No dia 28 de novembro a Prefeitura Municipal de Santo André realizou o Pitch Gov, um evento do governo estadual. A ideia do programa é que os empreendedores podem apresentar os seus projetos a representantes do governo, solucionando desafios em diversas áreas. A Startinn foi selecionada para as finais do PitchGov com a apresentação da solução em Habitação SIHAB (https://sihab.com.br/). 

    A proposta do SIHAB é resolver os problemas habitacionais do município, através de soluções integradas de softwares e serviços como oferecer um portal de inscrição e transparência para programas habitacionais como Minha Casa Minha Vida e dar ao cidadão habitante de áreas irregulares uma transparência através de um aplicativo que integra todos os serviços de moradia ao setor público.

    No dia 20 de janeiro de 2020 a Startinn celebrará um contrato de colaboração com a Prefeitura de Santo André, que utilizará o SIHAB em caráter experimental. 

    Categoria: evento inovação

    HTML padrão de e-mail marketing

    Publicado em 18/12/2019 | () comentários


    A configuração do código de e-mails marketing é muito importante para evitar que ele seja identificado como um SPAM. Abaixo segue um código padrão para construção de e-mail marketing.


    <!DOCTYPE html PUBLIC “-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN” “http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd”>
    <html xmlns=”http://www.w3.org/1999/xhtml”>
    <head>
    <meta http-equiv=”Content-Type” content=”text/html; charset=UTF-8″ />
    <title>E-mail Marketing</title>
    <meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1.0″/>
    </head>
    <body style=”margin: 0; padding: 0;”>
    <table border=”1″ cellpadding=”0″ cellspacing=”0″ width=”100%”>
    <tr>
    <td>
    </td>
    </tr>
    </table>
    </body>
    </html>

    Trabalhando em equipe com Visual Studio Code e SFTP com checkin e checkout

    Publicado em 04/04/2019 | () comentários

    Trabalhar em equipe com desenvolvimento de software exige controle e sincronismo, principalmente se o mesmo software está sendo desenvolvido por mais de uma pessoa. Para quem utiliza controle de versão, como o .Git, quando o mesmo arquivo é editado e o commit é realizado, é necessário fazer um merge, que sempre exigirá dos dois editores de código uma análise prévia das alterações e resolução dos conflitos.

    Outro cenário de trabalho é a utilização do checkin e checkout, semelhante ao existente no Visual Studio e no antigo Adobe Dreamweaver. Este recurso bloqueia (checkout) o arquivo que está sendo editado por um dos desenvolvedores, impedindo que outros o editem. Após concluir o trabalho, o desenvolvedor devolve (checkin) o arquivo editado e este pode ser altado por outra pessoa. Esta maneira de desenvolver é mais resolutiva, pois torna o merge desnecessário. O merge é sempre um risco alto, quando a alteração feita se torna muito complexa. 

    Se você deseja programar em PHP e trabalhar com checkin e checkout, não adianta usar o Sublime Text, infelizmente não existe plugin (até o momento) que ofereça este recurso. Nós utilizamos o moderno e leve Visual Studio Code, um editor de códigos gratuito e repleto de plugins, muito parecido com o Sublime Text.

    Instalando o Visual Studio Code

    O primeiro passo é instalar o Visual Studio Code. É uma ferramenta gratuita e leve.


    Instalando a extensão PHP

    Instale a extensão PHP para programar com a linguagem. Navegue até a opção EXTENSÕES e certifique-se que as extensões PHP IntelliSense, PHP Debug e PHP Extension Pack estejam instaladas. 


    Configurando a pasta remota FTP

    Crie uma pasta FTP em seu servidor. Após criar a pasta, anote o HOST, USUARIO, SENHA, PORTA (geralmente é a porta 21), PATH (se criou uma conta FTP para uma pasta específica, deixe apenas / no path).

    Instalando a extensão SFTP

    Para se conectar à pasta remota será necessário instalar a extensão SFTP no Visual Studio Code. Navegue até o menu EXTENSÕES, pesquise a extensão SFTP e clique em INSTALL.


    Instalando a extensão Dreamweaver Checkout

    Para trabalhar com o checkin e checkout, será necessário instalar a extensão Dreamweaver Checkout, que simula a funcionalidade do próprio Adobe Dreamweaver através do FTP. 

    Navegue até o menu EXTENSÕES, pesquise por CHECKOUT e instale a extensão clicando em INSTALL.


    Configurando as extensões

    Agora que as extensões estão devidamente instaladas, reinicie o Visual Studio Code e navegue até o menu MANAGE e em seguida clique em SETTINGS.

    Navegue no menu EXTENSIONS / DREAMWEAVER / CHECKOUT. Mantenha as opções da imagem abaixo marcadas e informe seu e-mail para que ele seja utilizado na identificação do usuário que está realizando as alterações nos arquivos durante o checkin e checkout.


    Em seguida configure a conexão do SFTP navegando até o menu EXPLORER e dentro do projeto PHP expanda a pasta .vscode.

    Crie o arquivo de configuração do sftp pressionando as teclas CTRL + SHIFT + P. Em seguida, edite o arquivo sftp.json informando suas informações de conexão FTP criadas anteriormente. Importante! Mantenha a opção "uploadOnSave" como "false".


    Salve o arquivo e comece a utilizar realizando o checkout (pegar) abrindo o arquivo e pressionando as teclas CTRL + ALT + O. Para realizar o checkin (devolver) pressione as teclas de atalho CTRL + ALT + I. Um cabeçalho será criado identificando o status do arquivo. 


    Assine eletronicamente documentos PDF e elimine o uso de papel

    Publicado em 11/03/2019 | () comentários


    A tecnologia tem facilitado muito a vida, principalmente quando processos burocráticos são otimizados e se tornam simples com o mesmo resultado. É o que ocorre na empresa Giscom.

    A Giscom possui uma equipe de funcionários que trabalham em campo, realizando visita aos clientes e preenchendo um relatório de atividades. Para cada visita, um relatório é criado, necessitando da assinatura do cliente para quem as atividades foram executadas. Muitas vezes a atividade é executada, mas o responsável pela assinatura não está no local, obrigando o funcionário a voltar ao local posteriormente. Após a coleta da assinatura, o documento é digitalizado, armazenado em um sistema e no final do mês uma cópia digital é enviada ao cliente, como prestação de contas.

    Se você identificou o problema, deve ter percebido que um documento digital se torna físico (impresso), para a coleta da assinatura e em seguida se torna novamente digital (digitalizado) e acaba armazenado em um sistema. Você deve ter identificado também que uma viagem é realizada desnecessariamente caso o responsável pela assinatura não esteja presente no local.

    Para resolver este problema, é possível utilizar a assinatura eletrônica. 

    Assinatura eletrônica é assinatura digital?

    Não! A assinatura digital exige um certificado digital (token) que é validado eletronicamente por um órgão responsável, como por exemplo a Certisign. Já a assinatura eletrônica é uma assinatura manuscrita feita por meio eletrônico (exemplo na tela do seu celular). 

    A assinatura eletrônica é válida juridicamente?

    Sim, mas é preciso cuidado quanto a sua utilização. A Medida Provisória 2.200-2, Código Civil Brasileiro, Resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que prevem a necessidade e armazenamento de:

    • Nomes de signatários
    • Histórico de autenticação
    • Certificados digitais, se houver
    • Endereços de e-mail
    • Endereços IP do signatário
    • Cadeia de custódia (ou seja, quem enviou, visualizou, assinou, etc.)
    • Carimbos de hora confiáveis
    • Captura de geolocalização do signatário (se houver)
    • Status de conclusão

    Adobe Acrobat Reader e Dropbox

    A Adobe fornece gratuitamente o aplicativo Adobe Acrobat Reader, o leito de PDF oficial da empresa e é através dele que podemos fazer a assinatura eletrônica em nossos documentos.

    A maneira mais eficiente de utilizar o Adobe Acrobat para assinatura eletrônica, é em conjunto com o Dropbox (integrado).

    1. Instale o Adobe Acrobat Reader em seu smartphone

    2. Instale o Dropbox em seu computador

    3. Salve o documento que deseja assinar no seu Dropbox desktop

    4. Abra o Adobe Acrobat Reader em seu smartphone clique na guia "Arquivos". Faça login no Dropbox.


    5. Seus arquivos que precisam de assinatura aparecerão. Abra o documento desejado


    6. Clique em "Editar"


    7. Clique em "Adicionar texto" |Ab e escolha a região do documento que deseja inserir as informações do carimbo "Nome, cargo e local". Ajuste o tamanho da fonte para que fique proporcional à fonte utilizada no documento. Se necessário, arraste o texto posicionando no local ideal


    8. Em seguida clique em "Assinar" e escolha a opção "Criar assinatura"


    9. Solicite a assinatura do responsável na tela do seu smartphone e clique em "Concluído". Por padrão, deixe a opção "Salvar no dispositivo" desabilitada, para permitir que você colete sempre novas assinaturas. Utilize esta opção somente se apenas você assinar os documentos, pois assim a mesma ficará salva.


    10. Clique na região desejada para inserir a assinatura


    11. Pronto, seu documento está assinado eletronicamente e salvo no seu computador através do Dropbox.


    Fuja de alagamentos utilizando o Waze

    Publicado em 11/03/2019 | () comentários

    São Paulo está vivendo dias de atenção e alagamentos em todas as regiões

    Não saia de casa sem Waze

    Trace sua rota no Waze e todos os alertas serão exibidos pra você. Os alertas de alagamento possibilitam que o aplicativo trace uma rota alternativa, mas você precisa realizar o alerta corretamente, conforme mostrado abaixo.

    Alerte alagamentos e interdição

    O Waze possui o alerta de alagamento, porém este alerta não afeta a rota dos usuários, por isso, além de alertar alagamento, crie um alerta de interdição no local.

    Clique no botão de alertas no mapa.


    Selecione a opção "Perigo"


    Selecione a opção "Alagamento" e em seguida clique em "Enviar"

    A seguir clique novamente no botão de Alerta do Waze e selecione a opção "Interdição"


    Algumas setas serão apresentadas no mapa. Clique na seta que indica a rua que possui a interdição e em seguida clique em "Enviar". Você pode ainda adicionar algumas fotos ao seu alerta.

    Com estes alertas criados, as rotas dos usuários é alterada e todos usuários do Waze podem desviar dos pontos de alagamento.

    Categoria: waze aplicativo

    Realizando contagem por faixa etária baseado na data de nascimento

    Publicado em 11/10/2018 | () comentários

    No Qlik View, é possível tratar as informações da dimensão diferente do que são retornadas do banco. No exemplo abaixo peguei a data de nascimento (DATA_NASCIMENTO) e converti em mês, calculando o intervalo entre uma data e outra apliquei uma condição, sendo que caso a condição for verdadeira, printa em tela um texto que eu desejar.

    Dimensão

    =IF( Interval# ( Month(Today()) - Month(DATA_NASCIMENTO) ) >= 0 AND Interval# ( Month(Today()) - Month(DATA_NASCIMENTO) ) <= 6, 'De 0 a 6 meses',
    IF( Interval# ( Month(Today()) - Month(DATA_NASCIMENTO) ) > 6 and Interval# ( Month(Today()) - Month(DATA_NASCIMENTO) ) <= 23, 'De 6 a 23 meses',
    'De 2 a 10 anos'
    )
    )

    A seguir basta criar uma única expressão com a fórmula abaixo:

    Expressão

    =Count(  1 )
    Categoria: qlik view fórmula

    Como práticas ágeis mudaram o processo de trabalho da BBC

    Publicado em 18/09/2018 | () comentários


        Em um evento realizado em 2008, Marcus Evans conta sobre suas experiências com a adoção das práticas ágeis na BBC, durante uma sessão ironicamente intitulada de "organização FrAgile". 

        Quando se juntou à BBC, a organização sofria de muitos problemas de comunicação com pessoas sentadas na mesma sala, sem nem se conhecerem pelo nome. Não havia um método claro de gerenciamento de projetos na época e as pessoas eram divididas verticalmente de acordo com os projetos.

        O Scrum foi introduzido nas equipes com muita tranquilidade, sem grandes anúncios, não foi vendido como a solução para o problema. A abordagem encontrou muito pouca resistência. Se houvesse um grande anúncio, Evans supôs que talvez haveria uma reação contrária. A maneira sutil de introduzir o Scrum permitiu que as equipes descobrissem a metodologia e aderissem a cultura de interna. 

        Em seguida toda a empresa adotou a departamentalização matricial e as equipes e as pessoas começaram a conhecer outras realizando o mesmo trabalho em diferentes equipes e isso ajudou muito com o compartilhamento de ideias e da metodologia ágil. Os adeptos da metodologia fizeram reuniões regulares para compartilhar as melhores práticas, mas ainda havia pouca colaboração em equipe.

        Então um novo projeto foi lançado, o BBC iPlayer. Um projeto enorme que exigia que as equipes começassem a trabalhar juntas, mas o uso de métodos ágeis para esse projeto não foi questionado. Evans comentou "isso significava que o método já fazia parte da nossa cultura". As pessoas procuraram maneiras de escalar o scrum e estendê-lo a um único projeto envolvendo várias equipes.

        Durante o projeto, outra reestruturação atingiu a empresa, voltando à organização com equipes independentes, recursos independentes e treinamento. A reunião de scrum tornou-se uma “estufa de ansiedade” e “um ambiente pesado”, perdendo sua energia e seu objetivo.

        No entanto, quando os participantes analisaram se eles estão ágeis, envolvendo um consultor externo para ajudá-los a ter uma perspectiva mais realista, eles perceberam que, na verdade, ainda estavam fazendo o que queriam.

        Marcus Evans apontou as seguintes aprendizados do projeto:

          • A implementação da metodologia ágil sutil, sem grandes discursos positivos, reduziu a resistência e permitiu que a cultura crescesse de dentro das equipes;
          • Embora as equipes tivessem sérias preocupações sobre o modo como eles trabalham, olhar para a mesma coisa de fora, na verdade, era bastante reconfortante, pois perceberam que evoluiram;
          • A estrutura de organização matricial ajudou no processo;
          • O antídoto para as preocupações era refletir e realizar retrospectivas para obter uma visão mais realista.

          Conclusão

          A implantação de uma metodologia ágil dependerá do cenário em que a organização trabalha, do engajamento da gestão (evitar mudanças bruscas de processos internos), da devida sensibilização das equipes (não fazer alarte, ser transparente e focar no bem estar das pessoas) e na mudança de cultura (que exige tempo e paciência). 

          Categoria: scrum agille

          Fórmula Excel para mostrar total de dias ou semanas no mês

          Publicado em 18/09/2018 | () comentários

          Com a fórmula abaixo é possível descobrir quantos dias ou semanas possuem um determinado mês, para isso basta utilizar quatro funções agregadas: DIA, MêS, ANO e DATA.

          Total de dias no mês

          Para obter o total de dias existentes em um mês, basta utilizar a seguinte fórmula, sendo que a célula A2 contém a data com o mês que se deseja obter a informação

          =DIA(DATA(ANO(A2);MÊS(A2)+1;1)-1)

          Total de semanas no mês

          Para obter o total de semanas existentes em um mês, basta utilizar a seguinte fórmula, sendo que a célula A2 contém a data com o mês que se deseja obter a informação.

          =DIA(DATA(ANO(A2);MÊS(A2)+1;1)-1)/7

          A fórmula é simples e suas aplicações são diversas.