Trabalhando em equipe com Visual Studio Code e SFTP com checkin e checkout

Publicado em 04/04/2019 | (0) comentários

Trabalhar em equipe com desenvolvimento de software exige controle e sincronismo, principalmente se o mesmo software está sendo desenvolvido por mais de uma pessoa. Para quem utiliza controle de versão, como o .Git, quando o mesmo arquivo é editado e o commit é realizado, é necessário fazer um merge, que sempre exigirá dos dois editores de código uma análise prévia das alterações e resolução dos conflitos.

Outro cenário de trabalho é a utilização do checkin e checkout, semelhante ao existente no Visual Studio e no antigo Adobe Dreamweaver. Este recurso bloqueia (checkout) o arquivo que está sendo editado por um dos desenvolvedores, impedindo que outros o editem. Após concluir o trabalho, o desenvolvedor devolve (checkin) o arquivo editado e este pode ser altado por outra pessoa. Esta maneira de desenvolver é mais resolutiva, pois torna o merge desnecessário. O merge é sempre um risco alto, quando a alteração feita se torna muito complexa. 

Se você deseja programar em PHP e trabalhar com checkin e checkout, não adianta usar o Sublime Text, infelizmente não existe plugin (até o momento) que ofereça este recurso. Nós utilizamos o moderno e leve Visual Studio Code, um editor de códigos gratuito e repleto de plugins, muito parecido com o Sublime Text.

Instalando o Visual Studio Code

O primeiro passo é instalar o Visual Studio Code. É uma ferramenta gratuita e leve.


Instalando a extensão PHP

Instale a extensão PHP para programar com a linguagem. Navegue até a opção EXTENSÕES e certifique-se que as extensões PHP IntelliSense, PHP Debug e PHP Extension Pack estejam instaladas. 


Configurando a pasta remota FTP

Crie uma pasta FTP em seu servidor. Após criar a pasta, anote o HOST, USUARIO, SENHA, PORTA (geralmente é a porta 21), PATH (se criou uma conta FTP para uma pasta específica, deixe apenas / no path).

Instalando a extensão SFTP

Para se conectar à pasta remota será necessário instalar a extensão SFTP no Visual Studio Code. Navegue até o menu EXTENSÕES, pesquise a extensão SFTP e clique em INSTALL.


Instalando a extensão Dreamweaver Checkout

Para trabalhar com o checkin e checkout, será necessário instalar a extensão Dreamweaver Checkout, que simula a funcionalidade do próprio Adobe Dreamweaver através do FTP. 

Navegue até o menu EXTENSÕES, pesquise por CHECKOUT e instale a extensão clicando em INSTALL.


Configurando as extensões

Agora que as extensões estão devidamente instaladas, reinicie o Visual Studio Code e navegue até o menu MANAGE e em seguida clique em SETTINGS.

Navegue no menu EXTENSIONS / DREAMWEAVER / CHECKOUT. Mantenha as opções da imagem abaixo marcadas e informe seu e-mail para que ele seja utilizado na identificação do usuário que está realizando as alterações nos arquivos durante o checkin e checkout.


Em seguida configure a conexão do SFTP navegando até o menu EXPLORER e dentro do projeto PHP expanda a pasta .vscode.

Crie o arquivo de configuração do sftp pressionando as teclas CTRL + SHIFT + P. Em seguida, edite o arquivo sftp.json informando suas informações de conexão FTP criadas anteriormente. Importante! Mantenha a opção "uploadOnSave" como "false".


Salve o arquivo e comece a utilizar realizando o checkout (pegar) abrindo o arquivo e pressionando as teclas CTRL + ALT + O. Para realizar o checkin (devolver) pressione as teclas de atalho CTRL + ALT + I. Um cabeçalho será criado identificando o status do arquivo.