Como manter a motivação da sua equipe

Publicado em 29/10/2020 | (0) comentários


Para muitos a receita para manter uma equipe sempre motivada é um bom salário e boas remunerações, mas como lidamos com seres humanos, as questões estão muito além das recompensas financeiras. 

Ouça a equipe 

As empresas adoraram o termo “colaborador” ao invés de “profissional” para tornar o tratamento mais “humano”, mas enquanto o colaborador não for entendido como uma “pessoa”, um indivíduo com defeitos e qualidades, será difícil fazer com que a mudança do termo altere os relacionamentos. 

Pessoas que fazem parte de um grupo querem se sentir importantes e é para causar este efeito é importante ouvi-las. Todos têm algo a opinar, a contribuir.  

A equipe pode ser ouvida no coletivo (em reuniões e encontros) ou no individual (em um almoço ou café). Não é necessário ser um momento formal. A equipe pode ser ouvida em qualquer momento, em qualquer fala.  

Não resolva questões por celular, mensagens ou meios digitais. Se o assunto se tornar mais “denso”, chame a pessoa para uma conversa formal no privado em uma sala de reuniões. Nada substitui o “olhar nos olhos”. 

Seja amigo, mas profissional 

Para ouvir a equipe é preciso conhecê-la e isso só será possível tendo um relacionamento com ela. Um café da tarde, um almoço, um happy hour ou mesmo um evento corporativo possibilita um diálogo aberto sobre todos os assuntos, inclusive questões pessoais, desafios, sonhos, etc. Seja amigo da sua equipe, porém não torne esse relacionamento pessoal demais. É necessário saber dosar bem para que o respeito sempre seja mantido. Se perceber que sua equipe não te leva muito a sério, significa que está na hora de ter uma conversa com ela para definir os limites. 

As pessoas passam praticamente 1/3 da vida no ambiente de trabalho, logo relacionar-se bem com a equipe e sentir-se confortável em conversar com o gestor, afeta no clima organizacional, na vida pessoal e consequentemente na qualidade profissional. 

Dê feedback constante 

Assim como você deseja estar por dentro do que rola na cabeça da sua equipe para tomar decisões estratégicas, ela também deseja entender o que você pensa e se estão desempenhando um bom papel. Por isso é de extrema importância dar feedback constante.  

O feedback (significa: retroalimentação) é o caminho inverso, quando você devolve à equipe uma opinião e análise sobre o comportamento dela. O feedback não precisa ser feito formalmente, pode ser feito em momentos casuais, até mesmo em um café da tarde. Você pode dar um feedback geral para a equipe e um feedback individual para as pessoas.  

Nunca dê um feedback negativo de uma pessoa diante do grupo, mas capriche no feedback positivo, ele faz com que as pessoas sejam reconhecidas em público, se esforcem mais (pois gera competitividade) e melhorem a autoestima (pois se sentem importantes).  

Faça feedback 360 com a equipe. Você não precisa muito para coletar o feedback dela. Aqui temos um exemplo de Feedback 360 feito no Google Forms. Ele foi enviado para a equipe responder sem se identificar. https://forms.gle/pXcjpZFWMs4emzHV9 . Assim que a equipe responder, leia o resultado e elabore uma lista de tópicos de cada pessoa. Faça então uma reunião formal de feedback com cada um e coloque em tópicos todos os pontos positivos e os pontos a melhorar, com base no consenso seu e da equipe. 

No feedback 360 você também deve incluir seu nome para ser avaliado. Caso identifique algo importante, questione durante as reuniões para que possa melhorar também. É muito bom ouvir as pessoas e identificar pontos a melhorar.  

Bom senso é muito importante! 

Identifique e valorize o potencial técnico da equipe 

Cada pessoa possui uma maneira de lidar com os desafios do dia a dia. O ambiente profissional é diretamente influenciado pela vida pessoal, portanto não chegue a uma opinião definitiva sobre alguém sem antes tentar entender o contexto da vida dela. 

Uma pessoa pode se relacionar mal, mas é excelente técnica naquilo que faz. Outra pessoa pode ser ótima se relacionando com o cliente, mas entrega um trabalho mal feito. Algumas pessoas são tímidas, mas são detalhistas e excelentes em resolver problemas. Sua equipe pode ter pessoas com perfis diferentes, portanto, coloque elas em atividades que exploram o que elas têm de melhor.