Lista de 11 funções de teste lógico no Excel

Publicado em 18/06/2017 | (0) comentários


O Excel possui diversas funções, porém, além de ser a função mais conhecida, o SE também é a única função que executa um teste lógico, ou seja, correspondente ao IF em linguagens de programação, o SE realiza um teste e se o resultado do teste for verdadeiro, executa algo, se for falso, executa outra coisa. Caso tenha dúvidas sobre a função SE, entenda melhor clicando aqui.

Para executar o teste lógico, o Excel dispõe de diversas funções que nos ajudam a facilitar este trabalho. Conheça abaixo as 11 funções que irão te ajudar nesta tarefa, e mais algumas funções agregadas auxiliares ao teste lógico.

É.NÃO.DISP

A função É.NÃO.DISP verifica se o valor da célula é o erro #N/D. O erro #N/D é comum quando se utiliza o PROCV.


No exemplo acima procuramos com PROCV na tabela B o nome existente na tabela A. Os nomes procurados que não existem na tabela B resultam no erro #N/D. Na coluna C, em "Observações", inserimos a função É.NÃO.DISP. Quando ocorrer o erro, será apresentado o valor VERDADEIRO, quando não ocorrer erro será apresentado o valor FALSO.

ÉNÚM

Verifica se o valor da célula é número. Caso seja número, apresenta VERDADEIRO, caso não seja número apresenta FALSO.


É.NÃO.TEXTO

Verifica se o valor da célula não é texto. Caso não seja texto apresenta VERDADEIRO, caso seja texto apresenta FALSO.
O resultado é muito parecido com a fórmula ÉNÚM, afinal, o que não for texto, teoricamente é número, porém, considere uma célula vazia, ela não é texto e não é número, logo É.NÃO.TEXTO é a função utilizada.

ÉTEXTO

Verifica se o valor da célula é texto. Caso seja texto, apresenta o valor VERDADEIRO, caso não seja texto, apresenta FALSO. Considere como texto todos os caracteres especiais, letras e espaços.


ÉCÉL.VAZIA

Verifica se a célula está vazia. Caso esteja vazia, apresenta VERDADEIRO, caso não, apresenta FALSO. Células com espaços ou caracteres não imprimíveis não são consideradas vazias.


ÉERRO

Verifica se o valor da célula é um erro, com exceção do erro #N/D. Caso a célula possua os dos erros desta lista, exceto o #N/D, é apresentado VERDADEIRO, caso contrário apresenta FALSO


ÉERROS

Esta função executa a mesma ação que ÉERRO, porém inclui na verificação erro #N/D. Caso a célula possua qualquer erro é apresentado VERDADEIRO, caso contrário apresenta FALSO


ÉFÓRMULA

Verifica se a célula possui alguma fórmula. Caso possua apresenta VERDADEIRO, caso contrário apresenta FALSO


ÉIMPAR

Verifica se o número da célula é impar, caso seja apresenta VERDADEIRO, caso contrário apresenta FALSO


ÉPAR

Verifica se o número é par, caso seja, apresenta VERDADEIRO, caso contrário apresenta FALSO

ÉLÓGICO

Verifica se na célula existe um teste lógico, ou seja, caso a célula possua uma das funções listadas neste artigo, o resultado desta função será VERDADEIRO, caso contrário será FALSO


VERDADEIRO e FALSO

Após realizar o teste lógico com a função SE, você pode apresentar como resultado a função VERDADEIRO ou a função FALSO.



NÃO

Inverte o resultado do teste lógico de VERDADEIRO para FALSO e de FALSO para VERDADEIRO.

Os testes lógicos são úteis na elaboração de fórmulas de comparação e verificação de dados. Conheça nossas planilhas completas que auxiliam suas tarefas e rotinas diárias.